sábado, 9 de maio de 2015

Dia das Mães

A vida tem muitas formas de se auto preservar. Esse negócio de dia das mães que a gente fala que é para comemorar, que é comercial, que dia das mães é todo dia, que é besteira... esse negócio pode não ser ‘um negócio’ tão simples.
Nasce um bebê humano. Pequenininho, molinho, não anda, não fala, não caça para comer, não pode se manter vivo sozinho. É preciso que alguém lhe salve a vida. E, antes de nascer, saiu da condição de mistério e invisível graças ao que se passa dentro de um útero dentro de um corpo. A proveta, quando participa, não dá conta de tudo. Vamos combinar que, por enquanto, só nos filmes de ficção é que seres humanos são fabricados em laboratórios, naqueles tubos de ensaio gigantes. No mundo onde vivemos, ainda é o corpo o lugar de chegada e saída dos bebês. Nascer é chegar no mundo e também é sair de dentro do corpo da mãe. (Isso numa visão muito simplificada...)
Sobre mães e provetas, com o desenvolvimento das técnicas de reprodução assistida é possível uma mulher ser a doadora dos óvulos, esses óvulos depois de fecundados vão para o ventre de uma segunda mulher, e o bebê – ou os bebês – vai ser criado por uma terceira mulher. Qual é a mãe? Esse bebê tem três mães? Quantas mulheres são necessárias para fazer um bebê nascer? Hoje o materno transcende as mulheres, e homens também maternam. Sim, temos homens mães.
Bom, sem a produção de bebês a espécie humana acaba. Sem ter quem salve as vidas dos bebês a espécie humana acaba. Aí, inventou-se o ‘dia das mães’ e nesse dia, seja ele comercial ou não, a gente se lembra que nossa vida foi salva e que não vivemos sozinhos. Dia das Mães é um dia dedicado à gratidão. E a gratidão e o agradecer faz um bem danado a esta espécie que se chama de humana. Esse negócio de dia das mães pode ser uma besteira e pode ser importante. Depende de como a gente viva por dentro o significado dele.
Dedico esse dia para agradecer a cada um que foi ‘como uma mãe’ pra mim – aqui incluo marido, filhos, amigos, familiares, ‘meus’ gatos, desconhecidos, poetas, vivos e mortos que um dia me salvaram a vida e a Vida. E, especialmente, agradeço àquela que chamo de minha mãe por ter compartilhado comigo seu corpo e uma parte importante da sua vida para o meu começar a existir.

Dia das mães é dia de gratidão à D. Vida!

7 comentários:

  1. Boa lembrança! É hora de agradecer àquela que me abrigou, e que partilhou a vida comigo. Acho que vou homenageá-la em meu blog...acho que ainda está em tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ssara, grata pela visita. Já já passo na sua casa, digo: no seu blog, pra visitar você e sua mãe e sua linda escrita.

      Excluir
    2. Ssara, grata pela visita. Já já passo na sua casa, digo: no seu blog, pra visitar você e sua mãe e sua linda escrita.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Lindo, Fá!!!! Estava meio distraída com relação ao dia de amanhã, mas agora me deu vontade de fazer uma bela homenagem à minha mãe. Quem sabe ir à praia para agradecer também à grande Deusa das Águas, rezar pelas minhas filhas. Obrigada por compartilhar idéias tão lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenir, bonito isso: "ir à praia para agradecer também à grande Deusa das Águas, rezar por minhas filhas". Grata por essa imagem!!

      Excluir
    2. Lenir, bonito isso: "ir à praia para agradecer também à grande Deusa das Águas, rezar por minhas filhas". Grata por essa imagem!!

      Excluir